Ilustração para a capa do "Especial Vestibular" da Folha de São Paulo

Ilustração para o Especial Vestibular da Folha de São Paulo.
Foto por Thea Torlashi Severino
Olá camarada, tudo bem?

Hoje foi publicado o ESPECIAL VESTIBULAR No Meio do Ano, um caderno da Folha de São Paulo e que tive a honra em fazer a ilustração para a capa. Fiz duas versões. Uma colorida e outra de acordo com o pedido pela editora do Jornal, como se tudo fosse desenhado com uma caneta esferográfica preta. 

O processo é sempre o mesmo. Faço um "rafe" básico e porcão do que será a ilustração (Sketch 01 – lá no final do post) e, aprovado pela edição do jornal, vou para o desenho final.

Nessa ilustração, especificamente, acabei trabalhando em etapas. No inicio havia um balão de texto para cada "Válvula de Conhecimento" plugada na cabeça do vestibulando.

(Imagem 01): Ilustração para o caderno Vestibular da
Folha de São Paulo por Luciano Salles.
Versão Colorida.
Até então, o desenho trabalhava com um fundo em branco como gosto de fazer. Entretanto todos os balões não seriam mais usados e as ranhuras da mesa começaram a brigar com o fundo em branco.

Por uma boa sugestão da edição do Jornal, decidimos inserir um cenário mínimo  que fiz como o ambiente de estudo do vestibulando. Com essa alteração, enviei dois arquivo para o Jornal. Uma imagem do estudante sem nenhum balão (Imagem 01) e outra somente dos balões para a diagramação ajustar de acordo com a manchete e textos do caderno.

No final tudo deu certo.

Sempre, contando com um provável plano B, trabalho com uma versão colorida e que também disponibilizei aqui (Imagem 02). Isso é uma prática minha pois tenho a possibilidade de treinar o trabalho de colorir e, em qualquer surpresa pela velocidade que a redação do jornal vive, ter o arquivo pronto em mãos.
(Imagem 2): Ilustração para o caderno Vestibular da
Folha de São Paulo por Luciano Salles. "Plano B".

Na imagem 03, você confere o desenho sem o fundo ou cenário e com todos os balões de texto, ainda com base na primeira ideia que fechamos para a edição ou seja, fundo branco.

E para encerrar a postagem, você pode conferir o  rápido rascunho porcão (Sketch 01 que citei no começo do post) que envio para aprovação da ilustração.

É isso. O blog está aberto para receber seu comentário que com certeza será respondido rapidão.

Um abraço!

Luciano Salles.
(Imagem 03): O desenho ainda sem o cenário e com
um balão de texto para cada "Válvula de Conhecimento".

































(Sketch 01): O desenho sempre é pensado antes
de qualquer traço. Então faço um rápido rascunho
(rápido mesmo, menos de 2 minutos)
para aprovação do Jornal.

















Postagens mais visitadas deste blog

Um começo é sempre um começo diferente de outro começo qualquer

Capa da Le Monde Diplomatique Brasil

Processos Criativos para Ilustração – Oficina na UNESP Araraquara