Luciano Salles é quadrinista, ilustrador da Folha de S.Paulo e 1/3 da Produtora Cultural e Editora Memento 832.
Autor da histórias em quadrinhos EUDAIMONIA (2017, Publicação independente/Catarse), Limiar: Dark Matter (2015, Publicação independente), L’Amour: 12 oz (2014, Editora MINO), O Quarto Vivente (2013, Publicação independente) e da HQzine Luzcia, a Dona do Boteco (2012, Publicação independente).
Contato: lucianosalles@dimensaolimbo.com

20.12.15

Sketches e processos.

Olá camarada, tudo bem?

Recebo alguns e-mails e mensagens com perguntas sobre meu processo de criação e também antes da arte final que, às vezes, costumo filmar para colocar no meu Instagram ou mesmo fazer pequenos trechos com o Periscope. Coloquei aqui alguns sketches, estudos de desenhos, personagens e thumbnails da minha última HQ.

Em linhas gerais, sempre penso bastante antes de qualquer traço. Prefiro ter basicamente o desenho pronto na cabeça do que enfrentar o desafio que uma folha em branco me propõe.
Com a imagem do desenho que quero na cabeça, faço um rápido rascunho – rápido mesmo pois essa é a parte que menos curto no processo – em uma folha a parte e que uso de guia para começar o lápis na folha que vai receber a arte final.

Pelas imagens você pode reparar que é um rascunhão mesmo pois quando faço o lápis no A3, sempre ajusto o desenho para o que realmente quero.

Deixe sua pergunta nos comentários que respondo logo logo.

Um abraço!
Luciano Salles.