A resenha mais literal de L'Amour: 12 oz

Olá, tudo certo?

Saiu uma resenha de L'Amour: 12 oz que me parecer ser a mais literal e direta sobre a história. Saiu no blog O Paralelo, do Murilo Reis. Ele fez uma resenha direta e pontual sobre o enredo. Em um parágrafo resumiu toda história. Fiquei bastante feliz com este texto.

Aqui você pode ir direto para O Paralelo e conferir o texto e todo blog!

Deixo toda a resenha logo abaixo se preferir.

Grande abraço.

Luciano Salles.

L’AMOUR: 12 OZ, DE LUCIANO SALLES

Escrever essa resenha foi tão desafiador quanto ler L’amour: 12 OZ, da autoria do paulista residente em Araraquara (minha terra) Luciano Salles, edição da Mino. E, pelas matérias, resenhas e entrevistas que vêm sendo publicadas em blogs e jornais, essa é a intenção do quadrinista: fazer com que o leitor saia do conforto de apreciar uma história linearizada com começo, meio e fim. A sensação é a de estar num ringue, frente a frente com um hábil e veloz lutador.
Aquele que segura o livro nas mãos certamente será desafiado a fazer várias leituras e diferentes análises, tarefa que não se configura apenas pela complexidade da trama, construída num entrecruzar de tempos passados, presentes e futuros, mas também pelo prazer de estar em contato com uma obra de qualidade.
L’Amour-12-Oz-IMAGEM-SECUNDÁRIA-e1411543505962-509x350Há duas histórias paralelas que se tocam pela forma como o amor é representado.
Um ex-lutador de boxe o demonstra a seu companheiro doente amparando-o até o final de sua vida. O tempo, travestido na figura de um corredor, acaba por se apaixonar pela neta do ex-boxeador, testemunha ocular diária de que existe, sim, o amor imortal, aquele que, como versou Vinicius de Moraes em “Soneto de fidelidade”, não é infinito, posto que é chama, mas que seja eterno enquanto dure. Ciente de que um inesperado cruzado à la Muhammad Ali havia atingido seu coração, o corredor passa a dar seus saltos espaciais e temporais de modo que cruzasse o caminho da mulher de sua vida. O amor que não sucumbe ao tempo o nocauteia e aplica sua revanche, já que, sentimento frágil e complexo que é, na maioria das vezes é atropelado pelo passar das primaveras.
L’amour: 12 OZ direciona o olhar do leitor para os detalhes, as miudezas e pequenos ruídos que rondam o cotidiano das pessoas. A arte de Luciano Salles mostra indivíduos que, longe de pertencerem aos padrões de beleza impostos pela sociedade (ainda bem), possuem traços marcantes, que tornam-se ainda mais bonitos graças às cores empregadas pelo “camarada” Marcelo Maiolo.
O volume é dividido em três intervalos, ilustrados por Rafael AlbuquerqueMarcelo Braga e Gustavo Duarte. Os especialistas em quadrinhos Sidney Gusman e Paulo Ramosescrevem prefácio e posfácio, respectivamente.
1da0c717-de2c-44a6-9591-e846f33a97adL’amour: 12 OZ é o terceiro livro de Luciano Salles. Antes, vieram O Quarto Vivente e Luzcia, a Dona do Boteco (que virou curta-metragem). Para 12 de outubro próximo, já está programado o lançamento de Limiar: Dark Matter.
Na expectativa pelo novo título, recomenda-se novas e intervaladas releituras do atual. Assim como O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry, é uma obra que trará novos significados a cada leitura.
L’amour: 12 OZ – Autor: Luciano Salles - Editora: Mino - Páginas: 66 - Quanto: R$ 37,00

Postagens mais visitadas deste blog

Um começo é sempre um começo diferente de outro começo qualquer

Capa da Le Monde Diplomatique Brasil

O quê? Você vai cobrar por um sketch?