Luciano Salles é quadrinista, ilustrador freelancer da Folha de S.Paulo e 1/3 da Produtora Cultural Memento 832.
Autor das histórias em quadrinhos EUDAIMONIA (em pré-venda no Catarse), Limiar: Dark Matter (2015, Publicação Independente), L'Amour: 12 oz (2014, MINO) indicada ao 27º HQMIX, O Quarto Vivente (2013, Publicação Independente) indicada ao 26º HQMIX e da HQzine Luzcia, a Dona do Boteco (2012, Publicação Independente), indicada ao 27º HQMIX.

12.11.17

Ilustração para o caderno Ilustríssima da Folha de S.Paulo

Capa da Ilustríssima, Folha de S.Paulo,
por Luciano Salles
Olá, tudo bem?

Há algum tempo que não ilustrava para a Folha de S.Paulo. Desencontros, datas que eu não poderia assumir o trabalho e a falta de convite mesmo (afinal sou freelancer do jornal) fizeram que não publicasse.

Entretanto neste domingo – 12/11/2017 – fiz a capa e a parte interna da Ilustríssima e como sempre com aquela correria de redação de jornal que poderia estar acostumado quando era tesoureiro de agência bancária.

Até então, na Folha, nunca havia ilustrado para a Ilustrissíma, ainda mais para um texto do editor-executivo Sérgio Dávila. Como o texto é um rebate a críticas contra a imprensa, desde o começo com a editora chefe do jornal, decidimos não desenhar o personagem em questão. O mais importante seria representar e ilustrar o artigo com algo para além das palavras. 

E as ideias iam e eram ou não aprovadas. Começamos do ponto em que eu poderia pirar (o quê geralmente me deixa desconfortável) e segue logo abaixo segue a sequência dos sketches podrões que envio para aprovar as opções.

A primeira ideia que tive foi o tradicional jogo da memória e que acabou sendo uma das ilustrações. Gostava também da ideia de uma máquina de escrever onde o papel seria uma ciclovia. Um close em um guitarrista também foi sugerido. A última ideia foi a de uma mão cheia com alguns celulares que acabou virando a capa da edição.

Jogo da memória para a página dupla do caderno Ilustríssima,
por Luciano Salles
Encerro por aqui sempre deixando aberto para qualquer pergunta ou comentário.

Um abraço.

Luciano Salles.




Sketch para Folha de S.Paulo por
Luciano Salles
Sketch para Folha de S.Paulo por
Luciano Salles





















Sketch para Folha de S.Paulo por
Luciano Salles









Sketches finais para a pauta da Ilustríssima da
Folha de S.Paulo por Luciano Salles