Uma pintura realista para ilustrar o texto "O moralismo é um espremedor"

Ceci n'est pas Luciano Salles
Ilustração por Luciano Salles para a Folha de S.Paulo

Olá. Como tem passado por esses tempos pandêmicos?

Costumo fazer as cores para meus desenhos de forma simples, praticamente preenchendo os espaços, aplicando uma sutil sombra e luz.

Entretanto, para essa ilustração, que faço semanalmente para a Folha de S.Paulo, senti a necessidade de fazer uma colorização direcionada mais para o real.

O motivo da opção foi a escolha do desenho que criaria para o texto que, aliás, diga-se de passagem, é incrível, de necessária leitura e entendimento em momentos de tanto ódio e mentiras disseminadas.

A coluna do psicanalista e escritor Contardo Calligaris, tem o título de O moralismo é um espremedor e ainda traz, na forma de linha fina, Moralista é um hipócrita que reprime nos outros o que não reprime em si mesmo.

Depois de algumas leituras do texto, a pintura A traição das imagens do belga René Magritte, que é bem mais conhecida pela frase Ceci n'est pad une pipe (que está pintada no quadro), orientou a escolha do desenho que faria.

Como na obra o cachimbo é representado de forma quase realista, decidi aplicar as cores desse modo para que o desenho trabalhasse melhor com o texto. Você pode ler a coluna direto no site da Folha fazendo apenas um simples cadastro para ter o direito de ler até 10 matérias sem custo algum (ou seriam 5? não me recordo).

Seu comentário é sempre bem-vindo.

Fico por aqui.

Um abraço e fique bem.

Luciano Salles.

Postagens mais visitadas deste blog

Um começo é sempre um começo diferente de outro começo qualquer

Capa da Le Monde Diplomatique Brasil

Processos Criativos para Ilustração – Oficina na UNESP Araraquara