A comentada ilustração para a Folha de S.Paulo: "As mulheres têm desejos e fantasias"

Olá, tudo bem?

Seja bem vindo se é um(a) novo(a) leitor(a). Se já visita o blog, obrigado por mais essa leitura.
Ilustração para o jornal Folha de S.Paulo, por Luciano Salles

Toda semana ilustro para o jornal Folha de S.Paulo, a coluna do psicanalista Contardo Calligaris. O nome do texto da última edição de quinta-feira era "As mulheres têm desejos e fantasias" (clique no nome da coluna para lê-la).

Como sempre faço, assim que recebo o texto, no começo da noite de terça-feira, leio uma primeira vez para ter um entendimento básico e logo após, uma segunda leitura vasculhando meandros entre os parágrafos.

Feito isso, vou dormir às 20h30 para acordar às 3h da quarta-feira e iniciar o trabalho da ilustração. Fiz todo o procedimento como de costume e já finalizando as cores do desenho, minha esposa – Lilian  Penteado – veio até meu estúdio e perguntou o que eu havia desenhado.

Ela olhou, leu novamente o texto (ela já havia lido na noite anterior) e me disse: "o desenho está lindo mas existem inúmeras maneiras, olhares e ângulos para se desenhar um livro gozando". Conversamos um pouco mais e ela ainda continuou, "não é você mesmo sempre fala que o homem é um fusca e as mulheres são disco voadores".

NOTA: Por vezes faço essa relação; "os homens estão para as mulheres assim como um fusca está para um disco voador". Não estou dizendo que um disco voador seja melhor que um fusca. Não é isso. Ambos tem a mesma função de transportar mas cada um com suas peculiaridades.

Desenho que havia feito para ser publicado e que contou
com a editoração da Lilian
Peguei uma nova folha já com a ideia para o novo desenho que é o que abre a postagem e recomecei a arte pelo qual fui elogiado. O próprio Contardo enviou uma mensagem dizendo que havia recebido vários e-mails – principalmente de leitoras –, elogiando a ilustração.

Esse desenho ao lado era o que enviaria para ser publicado.

Desta maneira, todos os méritos e adjetivos que recebi pela ilustração, preciso dividir com minha esposa e por vezes, editora, Lilian.

Fico por aqui.

Um abraço.

Luciano Salles.

Postagens mais visitadas deste blog

Um começo é sempre um começo diferente de outro começo qualquer

Capa da Le Monde Diplomatique Brasil

Processos Criativos para Ilustração – Oficina na UNESP Araraquara