Porquê todo quadrinista deve ter um blog? Post com 13 dicas

Olá. Tudo bem?

Se você já fez algum curso, oficina, aula ou mesmo participou de determinado bate-papo ou palestra comigo, com certeza me ouviu dizer para criar seu blog. Inclusive, pode ter me tomado por alienado ou qualquer outro adjetivo para lunático, quando enfatizei e agora reafirmo, que as redes sociais são efêmeras, seu tempo de vida estão contados. 

Meu avô materno, um franzino senhor extremamente carinhoso mas que podia explodir em fúria em poucos segundos, sempre me dizia que todo dia nasce um cavalo mais rápido que o seu. Eu o visitava todos os dias antes de ir para faculdade, depois antes de ir para meu estágio, depois antes de ir para o meu emprego até o dia em que ele quis e decidiu ir embora.

Resumindo o parágrafo anterior em dois itens:

– Todos os dias nasce alguém que desenha melhor do que você, escreve melhor do que você, colore melhor do que você, pensa melhor do que você, atua melhor do que você, tem um condicionamento melhor do que o seu, é mais rápido do que você, é mais forte do que você, mais sábio do que você, traduz melhor do que você, escala melhor do que você, é mais disciplinado do que você, enfim, o uso de tanto "você" foi proposital para lembrar que todo dia nasce um cavalo mais rápido que o seu.

– Tudo tem seu fim, seja ele desejado ou não.

Logo do ICQ que tanto usávamos nas madrugadas
Foram necessários dois parágrafos com dois itens para salientar que você deve criar o seu blog/site até mesmo pelo fato de que você não utiliza mais o ICQ ou o MSN, deve ter esquecido a senha do seu FOTOLOG, não deve utilizar o ORKUT ou o MYSPACE (que um dia já foi a rede mais popular do mundo). Da mesma forma, esse é o caminho do nosso Twitter, Instagram e do Facebook, que já apresenta os primeiros sinais de desgastes.

Como no começo do texto, você pode me considerar um tresloucado em sugerir que o Facebook vai acabar. Não estou sugerindo, estou afirmando. 

Ao montar o seu blog, você tem o controle das publicações, divulgações, atualizações, seguidores, visitantes diários (orgânicos ou não) e tantas outras vantagens que acredito que posso enumerar em alguns tópicos. Em alguns casos, para ilustrar, vou utilizar exemplos com imagens do meu próprio blog.

01. Você tem o controle da aparência de como quer seu blog;

02. Suas publicações serão somente sobre o seu trabalho;

03. De acordo com o item 02 e atualizando constantemente seu blog, você criará um portfólio de seu trabalho, o que é excelente! Ivan Freitas da Costa, um dos detentores da marca Comic Con Experience, enfatizou isso no "Manual de inscrição" (veja imagem abaixo) para os artistas que almejavam uma mesa no Artists' Alley.

Trecho recortado do manual de inscrição para o Artists' Alley da Comic Con Experience

04. Com o tempo você pode utilizar seu blog para colocar link de site ou blog de camaradas que admira. Ou seja, fazer a troca de links é sempre um excelente negócio.

05. Faça a troca de links com artistas que você considera do mesmo patamar que você. Não se atreva a enviar uma mensagem ao Bill Sienkiewicz sugerindo uma troca de links, ok?

Período contabilizado entre 13/07/2018 13:00 – 20/07/2018 12:00
06. O resultado de visitas em seu blog não será imediato. Com atualizações de qualidade, o endereço receberá visitas e as pessoas começarão a acessá-lo diretamente, ou seja, terão o endereço do seu blog no favoritos ou  digitarão a URL para verificar se existem novas postagens.

Ilustro com uma imagem a esquerda com os dados de acessos ao meu dimensaolimbo.com 

07. Ainda de acordo com o item 06 e com a imagem ao lado, comecei o meu blog em 2012 e, desde então, me proponho a ter entre 6 (seis) a 8 (oito) atualizações mensais. Essas atualizações contemplam tudo o que estou fazendo, produzindo, por onde estarei, se fui convidado para algum evento, textos sobre eventos que participei, textos com dicas que acredito que possam ajudar um quadrinista iniciante (assim como eu) e o que mais achar relevante e tenha um bom conteúdo para ser apresentado.

08. Seu blog pode acolher sua loja online, onde poderá vender seus quadrinhos, prints, desenhos originais, com simples botões do PayPal ou qualquer outra forma de venda. Veja que neste caso e em todo post estou me referindo a quadrinistas mas o mesmo vale para fotógrafos, roteiristas, arte-finalistas, artistas plásticos ou qual seja a especificidade do seu trabalho.

Número de visualizações do blog dimensaolimbo.com
dentro do período especificado
09. A inserção de marcas parceiras também é algo excelente de ser trabalhado. Sempre que estou em um evento de quadrinhos, vou com apoio cultural de algumas *empresas parceiras. Como uma das contrapartidas, é oferecido um botão com a logomarca da empresa a ser inserido no blog que redireciona o visitante para o site ou endereço eletrônico que o empreendimento parceiro desejar. No meu caso, tenho oito empresas que me apoiam culturalmente e todas tem seu exclusivo botão no blog.

*Na imagem ao lado, os números comprovados ajudam a conseguir empresas parceiras para os apoios culturais.

10. Se você se propõe a ter um blog, abra o jogo. Se aprendeu algo incrível, divulgue. Pode ser que muitos ainda não sabem dessa "novidade" que acabou de aprender e conhecimento existe para ser compartilhado.

11. Sempre atualize seu blog para então compartilhar a postagem para suas redes sociais. Constantemente nesta direção e jamais pelo caminho inverso.

12. Habilite um espaço para os leitores do seu blog deixar comentários e jamais deixe de responder a eles ou alguém.

Arquivo do meu blog
dimensaolimbo.com
13. Sua história como artista estará ali, cravada, sincronizada e seu crescimento como quadrinista ficará **cronologicamente registrado. Penso que isso seja o melhor em ter constância, capricho e zelo pelas postagens do seu blog.

**Aprenda a fazer o backup do seu blog e crie um dia do mês para fazer esse download.

Poderia escrever outras inúmeras dicas sobre os benefícios que um quadrinista (ou artista) tem em manter seu blog mas devo parar por aqui afinal, a internet te obriga e se você ceder, achará que esse é um texto longo demais para perder seu tempo para lê-lo inteiro.

Se de alguma forma, uma única linha do que escrevi tenha lhe despertado algo de bom, esse post já cumpriu sua função.

Grande abraço.

Luciano Salles.

Postagens mais visitadas deste blog

Um começo é sempre um começo diferente de outro começo qualquer

Capa da Le Monde Diplomatique Brasil

Processos Criativos para Ilustração – Oficina na UNESP Araraquara