A comentada ilustração para a Folha de S.Paulo: "As mulheres têm desejos e fantasias"

Olá, tudo bem?

Seja bem vindo se é um(a) novo(a) leitor(a). Se já visita o blog, obrigado por mais essa leitura.
Ilustração para o jornal Folha de S.Paulo, por Luciano Salles

Toda semana ilustro para o jornal Folha de S.Paulo, a coluna do psicanalista Contardo Calligaris. O nome do texto da última edição de quinta-feira era "As mulheres têm desejos e fantasias" (clique no nome da coluna para lê-la).

Como sempre faço, assim que recebo o texto, no começo da noite de terça-feira, leio uma primeira vez para ter um entendimento básico e logo após, uma segunda leitura vasculhando meandros entre os parágrafos.

Feito isso, vou dormir às 20h30 para acordar às 3h da quarta-feira e iniciar o trabalho da ilustração. Fiz todo o procedimento como de costume e já finalizando as cores do desenho, minha esposa – Lilian  Penteado – veio até meu estúdio e perguntou o que eu havia desenhado.

Ela olhou, leu novamente o texto (ela já havia lido na noite anterior) e me disse: "o desenho está lindo mas existem inúmeras maneiras, olhares e ângulos para se desenhar um livro gozando". Conversamos um pouco mais e ela ainda continuou, "não é você mesmo sempre fala que o homem é um fusca e as mulheres são disco voadores".

NOTA: Por vezes faço essa relação; "os homens estão para as mulheres assim como um fusca está para um disco voador". Não estou dizendo que um disco voador seja melhor que um fusca. Não é isso. Ambos tem a mesma função de transportar mas cada um com suas peculiaridades.

Desenho que havia feito para ser publicado e que contou
com a editoração da Lilian
Peguei uma nova folha já com a ideia para o novo desenho que é o que abre a postagem e recomecei a arte pelo qual fui elogiado. O próprio Contardo enviou uma mensagem dizendo que havia recebido vários e-mails – principalmente de leitoras –, elogiando a ilustração.

Esse desenho ao lado era o que enviaria para ser publicado.

Desta maneira, todos os méritos e adjetivos que recebi pela ilustração, preciso dividir com minha esposa e por vezes, editora, Lilian.

Fico por aqui.

Um abraço.

Luciano Salles.

Postagens mais visitadas deste blog

10 dicas de como precificar sua arte original ou como devo cobrar por uma "commission"?

A angústia de um quadrinista da série C

Acionei meu plano B: sendo quadrinista e ilustrador, recomendo ter estratégias nas mangas