Ilustração para a capa do "Especial Vestibular" da Folha de São Paulo

Ilustração para o Especial Vestibular da Folha de São Paulo.
Foto por Thea Torlashi Severino
Olá camarada, tudo bem?

Hoje foi publicado o ESPECIAL VESTIBULAR No Meio do Ano, um caderno da Folha de São Paulo e que tive a honra em fazer a ilustração para a capa. Fiz duas versões. Uma colorida e outra de acordo com o pedido pela editora do Jornal, como se tudo fosse desenhado com uma caneta esferográfica preta. 

O processo é sempre o mesmo. Faço um "rafe" básico e porcão do que será a ilustração (Sketch 01 – lá no final do post) e, aprovado pela edição do jornal, vou para o desenho final.

Nessa ilustração, especificamente, acabei trabalhando em etapas. No inicio havia um balão de texto para cada "Válvula de Conhecimento" plugada na cabeça do vestibulando.

(Imagem 01): Ilustração para o caderno Vestibular da
Folha de São Paulo por Luciano Salles.
Versão Colorida.
Até então, o desenho trabalhava com um fundo em branco como gosto de fazer. Entretanto todos os balões não seriam mais usados e as ranhuras da mesa começaram a brigar com o fundo em branco.

Por uma boa sugestão da edição do Jornal, decidimos inserir um cenário mínimo  que fiz como o ambiente de estudo do vestibulando. Com essa alteração, enviei dois arquivo para o Jornal. Uma imagem do estudante sem nenhum balão (Imagem 01) e outra somente dos balões para a diagramação ajustar de acordo com a manchete e textos do caderno.

No final tudo deu certo.

Sempre, contando com um provável plano B, trabalho com uma versão colorida e que também disponibilizei aqui (Imagem 02). Isso é uma prática minha pois tenho a possibilidade de treinar o trabalho de colorir e, em qualquer surpresa pela velocidade que a redação do jornal vive, ter o arquivo pronto em mãos.
(Imagem 2): Ilustração para o caderno Vestibular da
Folha de São Paulo por Luciano Salles. "Plano B".

Na imagem 03, você confere o desenho sem o fundo ou cenário e com todos os balões de texto, ainda com base na primeira ideia que fechamos para a edição ou seja, fundo branco.

E para encerrar a postagem, você pode conferir o  rápido rascunho porcão (Sketch 01 que citei no começo do post) que envio para aprovação da ilustração.

É isso. O blog está aberto para receber seu comentário que com certeza será respondido rapidão.

Um abraço!

Luciano Salles.
(Imagem 03): O desenho ainda sem o cenário e com
um balão de texto para cada "Válvula de Conhecimento".

































(Sketch 01): O desenho sempre é pensado antes
de qualquer traço. Então faço um rápido rascunho
(rápido mesmo, menos de 2 minutos)
para aprovação do Jornal.

















Postagens mais visitadas deste blog

10 dicas de como precificar sua arte original ou como devo cobrar por uma "commission"?

21 dicas para um(a) quadrinista independente.

Acionei meu plano B: sendo quadrinista e ilustrador, recomendo ter estratégias nas mangas