A versatilidade dentro do seu traço

Jack Kirby por Luciano Salles
Jack Kirby, como se estivesse vivo, com 100 anos,
por Luciano Salles
Olá, tudo bem?

Essa postagem se originou após conversar com um colega. Dois mil e dezessete (2017) é o aniversário de centenário de grande criador de mundos, Jack Kirby. Se ele estivesse vivo, acredito eu, estaria somente mais magro e talvez com um pouco menos de cabelo?

A partir disso, veio a ideia do desenho o busto de Kirby como se tivesse 100 anos. E ainda com um detalhe! Fazer da forma mais realista possível dentro do meu estilo de desenho.

Por vezes faço alguns exercícios assim. Tento desenhar algo mais realista até algo caindo mais para o cartoon, entretanto, sempre dentro do meu traço. É um exercício bem legal de se fazer para você que se propõe a ser um desenhista ou ilustrador. Como também trabalho com ilustrações (basicamente para a Folha de S.Paulo), sempre que posso faço esse desafio.

Lamborghini, por Luciano Salles
O desenho ao lado, de Jack Kirby, em lápis, nanquim e aguada de nanquim, foi uma tentativa ir ao mais realista possível dentro do meu traço. Já o desenho do menino, mais cartunesco, fantasiando dentro de sua potente Lamborghini, são dois exemplos desta prática. 

Outra vertente, que acredito ser mais legal para você que nunca fez este exercício, é desenhar a mesma peça nos dois extremos: mais realista e bem cartoon. Tente fazer! Garanto que você irá se surpreender com os resultados.

E, se quiser compartilhar suas impressões, opiniões, outros exercícios ou mesmo algum comentário, é só deixar logo abaixo!

Um abraço.

Luciano Salles.

Postagens mais visitadas deste blog

Um começo é sempre um começo diferente de outro começo qualquer

Capa da Le Monde Diplomatique Brasil

Processos Criativos para Ilustração – Oficina na UNESP Araraquara