FIQ 2015: Impressões, vendas e um pouco mais.

Apoio Cultural para o FIQ 2015
Olá camarada, tudo bem?

Essa foi minha segunda participação no Festival Internacional de Quadrinhos que acontece bienalmente em Belo Horizonte. Já com toda contabilidade feita, números levantados, roupas lavadas e recuperado fisicamente da maratona de cinco dias de evento, vou direto as minhas percepções e dados:

1. O FIQ é um evento incrível. Se você é quadrinista, seja amador(a), profissional, que faz fanzines ou trabalha para o mercado editorial internacional, é de suma importância sua presença.

2. Na nona edição do evento, o número de lançamentos e mesas foi surpreendente. O evento foi focado nisso tanto que, as exposições ficaram de certa forma em segundo plano.

3. O Festival contou com mais de noventa artistas convidados e teve o importante foco na diversidade e nas meninas quadrinistas!

4. O evento sempre apresenta a famosa rodada de negócios onde você pode apresentar seu trabalho para os editores. Isso é excelente e deve ser aproveitado para quem deseja publicar editorialmente.

5. O FIQ é a grande celebração do quadrinho nacional. Isso é fato! Com tantas mesas e lançamentos – por consequência – o número de artistas explodiu. É sempre uma festa encontrar e reencontrar tantos camaradas, conhecer pessoalmente outros inúmeros que somente falávamos por meros avatares em redes sociais. Logo abaixo coloquei um monte de fotos do evento. Não deixe de conferir ;)

6. Muito se conversava sobre como estavam as vendas. Artistas perguntando para outros, editores perguntando nas mesas e estandes. De acordo com o levantamento e contabilidade final da minha participação, essa edição foi melhor em números e resultados do que em 2013. Entretanto, com o incremento de lançamentos no evento para praticamente um mesmo público, a percepção foi de vendas menores, o que de fato, deve ter ocorrido com alguns.

Fiz uma pesquisa no Twitter e esse é o resultado para uma amostragem de 41 votos:
Enquete realizada em 18/11/2015 no meu Twitter


Um detalhe que devo ressaltar: sempre vou aos eventos com apoio cultural de empresas da minha cidade. Com a máxima certeza, sem isso, minha participação não seria possível. Para o FIQ 2015, tive o apoio para hospedagem pela escola Pueri Domus e pela Aliança Francesa (muito obrigado Mônica, muito obrigado Erick). Minha alimentação foi toda com o apoio da World Game do grande e fenomenal amigo Leo. Muito obrigado a cada um de vocês!!!

7. Ah, o calor! Essa memória vai permanecer da edição de 2015. É claro que não temos controle sobre as alterações climáticas mas podemos prever com certa exatidão como estará o clima nos dias do acontecimento. 

A Serraria Souza Pinto é um local fantástico e acredito que o evento deva continuar ali, entretanto, a planta baixa e disposição dos estandes deve sempre favorecer a troca natural e a circulação de ar. Fechando todo o contorno do lado direito da Serraria com estandes e lojas, a entrada de ar foi prejudicada e desta forma, a troca e circulação do mesmo não aconteceu o que fez a temperatura se elevar dentro do espaço e por consequência aquela sensação térmica vietnamita.

Os exaustores do prédio, por algum problema técnico, não foram todos ligados e na emergência da situação, alguns ventiladores foram disponibilizados no corredor do mezanino, logo acima das mesas dos expositores. Também, por algum problema técnico ou mesmo por uma interpelação de algum órgão de segurança, estes ficaram por pouco tempo ligados.

8. Sempre, após o evento, me questiono sobre meu posicionamento como autor de quadrinhos. Muitos iniciantes, quadrinistas de primeira viagem, vinham até minha mesa para conversar ou mesmo me presentear com seus gibis. Espero que tenha sido cordial e que tenha conseguido dar a atenção necessária. De mala já basta as que levamos cheias de gibis!

Fecho aqui o texto e deixo aberto o canal de comentários para sua contribuição!

Forte abraço e te vejo na Comic Con Experience!

Luciano Salles.

Greg Tocchini – FIQ 2015
Foto por Lilian Penteado

Memento 832, Social Comics e Omelete – FIQ 2015
Foto por Lilian Penteado

Presentaço do camarada Conrado Almada – FIQ 2015
Foto por Lilian Penteado

Camilo Solano, Vitor Cafaggi e Thobias Daneluz
Foto por Lilian Penteado

Leo e Daniel, os Dioguinhos lazarentos ;)
Foto por Lilian Penteado

Alunos da Rebeca Prado
Foto por Lilian Penteado

Larissa, Camilera e Zamorano - FIQ 2015
Foto por Lilian Penteado

FIQ 2015 – Foto por Lilian Penteado 



Conrado Almada – FIQ 2015
Foto por Lilian Penteado

Trinca de três – FIQ 2015
Foto por Lilian Penteado

FIQ 2015 – Foto por Lilian Penteado






































































































































































Araraquara em Belo Horizonte – FIQ 2015
Foto por Lilian Penteado

FIQ 2015 – Foto por Lilian Penteado

Camilera, Thobias e Vitor – FIQ 2015
Foto por Lilian Penteado

Mestre Maiolera, o melhor parcerô pé vermeio!
Foto por Lilian Penteado

Lilian Penteado e Rebeca Prado
Lilian Penteado e Lu Cafaggi

Douglas e Pedro Cobaico

Postagens mais visitadas deste blog

Um começo é sempre um começo diferente de outro começo qualquer

Capa da Le Monde Diplomatique Brasil

O quê? Você vai cobrar por um sketch?